Turismo | Prefeitura de Teresópolis

Voucher
DIGITAL

Atrações, eventos, roteiros, hotéis, pousadas, tudo em um só lugar!

Casa da Memória Arthur Dalmasso

,

Casa da Memória Arthur Dalmasso

Praça Baltazar da Silveira, 91 – Várzea, Teresópolis – RJ, 25953-190

Ver no Google Maps

Agende agora

Na década de 1920, sobre os escombros da Oficina Gráfica e da primeira Agência dos Correios, ergueu-se um belíssimo casarão com mistura de vários estilos arquitetônicos como o normando, neoclássico e art-noveau, contanto ainda com belos ladrilhos portugueses, metais e vidros franceses.

Construída como um presente do prefeito interino de Teresópolis, Sr. José Lino de Oliveira Leite, a sua esposa Cecília da Silva Leite. O local foi batizado de Villa Cecília tendo sua construção concluída em 1924.

Nos anos de 1932 a 1942, as dependências da Villa Cecília serviram de locação para o Ginásio Teresópolis, dirigido pelo professor Antônio Costa Maia, onde estudaram várias personalidades locais. Em 1941, Renato Ferro compõe o Hino a Teresópolis, para comemoração do cinquentenário do município, e os alunos do Ginásio cantam pela primeira vez o hino nas escadarias do casarão.

Na década de 1940 o Hotel Atlântica passa a utilizar o prédio, sendo este substituído pela sede do Hotel Savoy, de propriedade do professor Nobile Henriques; na década seguinte. No ano de 1960 o pintor Fernando Martins monta seu ateliê, na garagem do Hotel Savoy, executando ali cerca de 3000 quadros.

No ano de 19XX, o prédio passa abrigar a CENTEL, oficina de consertos de eletrônicos, permanecendo no imóvel até o ano de 1987, quando foi desapropriada de José Hamilton Braga de Oliveira, através do decreto 1.050 de 20 de janeiro daquele ano pela Prefeitura Municipal.

No ano seguinte o INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) concluiu o processo de tombamento do imóvel, e neste mesmo ano se iniciam reformas na Casa.

Entre 1990 e 2000 o prédio abrigou a Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza.

No ano de 2008 são retomadas obras de restauração da Villa, por exigência do INEPAC e com recursos do HSBC Bank Brasil S/A; com a conclusão no ano seguinte, foi inaugurada em 6 de julho de 2009; a Casa da Memória Arthur Dalmasso, prestando uma homenagem ao médico, pintor, poeta e deputado da cidade; que foi membro fundador da Academia Teresopolitana de Letras, da SOARTE e da Faculdade de Medicina de Teresópolis, atual UNIFESO.

Na Casa da Memória funciona também o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município, que possui em seu acervo inúmeras fotos de época, livros históricos, objetos antigos, quadros, moedas e itens diversificados que ajudam a contar a história de nossa cidade.

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Casa da Memória Arthur Dalmasso”