Foto: Ernesto Pereira

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

O PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS ABRANGE OS MUNICÍPIOS DE TERESÓPOLIS, PETRÓPOLIS, MAGÉ E GUAPIMIRIM, UMA ÁREA DE CERCA DE 20 MIL  HECTARES. FOI CRIADO EM 1939, ATRAVÉS DE UM DECRETO ASSINADO PELO ENTÃO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS. É O TERCEIRO MAIS ANTIGO PARQUE NACIONAL BRASILEIRO. O PARNASO ABRIGA UMA RICA FAUNA E FLORA TÍPICA DA ENCOSTA ATLÂNTICA BRASILEIRA E RECEBE UM GRANDE NÚMERO DE VISITANTES, CUJA DEMANDA É FACILITADA PELA PROXIMIDADE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (93 KM). O LOCAL OFERECE MUITAS POSSIBILIDADES DE LAZER E VÁRIAS ATRAÇÕES, COMO TRILHAS PARA TREKKING, CACHOEIRAS, ÁREAS DE ESCALADA, UMA PISCINA NATURAL, ALÉM DE DEZENAS DE BELÍSSIMOS RECANTOS. OS CENÁRIOS ENCONTRADOS NO PARQUE NACIONAL SÃO ACIDENTES NATURAIS DO RELEVO DA SERRA DOS ÓRGÃOS.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DIARIAMENTE, DAS 8H ÀS 17H. ENTRADA EM OUTROS HORÁRIOS PERMITIDA SOMENTE PARA MONTANHISTAS, COM INGRESSO PREVIAMENTE ADQUIRIDO. AV. ROTARIANA S/N.º – SOBERBO – TEL.: (21) 2152-1100 (SEDE TERESÓPOLIS) – TEL.: (21) 3633-1898 (SEDE GUAPIMIRIM) – TEL.: (24) 2236-0365 (SEDE PETRÓPOLIS) – SITE: WWW.ICMBIO.GOV.BR/PARNASO – E-MAIL: PARNASO@ICMBIO.GOV.BR

Foto: Assessoria de Comunicação

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS

A FEIRA DE ARTESANATO OCORRE EM LOCAL ABERTO, NA PRAÇA HIGINO DA SILVEIRA, E FUNCIONA TODOS OS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS PROLONGADOS. REÚNE ARTISTAS POPULARES E ARTESÃOS DA CIDADE. SEUS ESTANDES SÃO PADRONIZADOS, COBERTOS COM TOLDOS COLORIDOS, COLOCADOS EM FILEIRAS ABRANGENDO TODA A PRAÇA. A FEIRA DE ARTESANATO REALIZA-SE NESTA PRAÇA DESDE 1983. TRENZINHOS, QUE CIRCULAM NAS RUAS PRÓXIMAS AO LOCAL, CAVALOS E CHARRETES COMPÕEM A ÁREA DE LAZER NO ENTORNO.

PRAÇA HIGINO DA SILVEIRA – ALTO
SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS. DAS 10 ÀS 18H.

Foto: Ernesto Pereira

GRANJA COMARY

A GRANJA COMARY É O FRUTO DOS SONHOS DO EMPRESÁRIO CARLOS GUINLE EM TRANSFORMAR PARTE DA MATA NATIVA EM UMA FAZENDA MODELO. MAIS TARDE, A ÁREA FOI LOTEADA, TRANSFORMANDO-SE NUM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL. REVELADA AO MUNDO PELAS EMISSORAS DE TV QUE ACOMPANHAM O TREINAMENTO DA SELEÇÃO BRASILEIRA, A GRANJA TEM COMO ATRAÇÕES PRINCIPAIS O LAGO ARTIFICIAL, EMOLDURADO PELA VISÃO DOS PICOS DA SERRA DOS ÓRGÃOS E A CONCENTRAÇÃO DE FUTEBOL DA CBF COM SEUS CINCO CAMPOS DE TREINAMENTO. O BAIRRO RECEBEU O NOME DO EMPRESÁRIO, POR UM DECRETO MUNICIPAL NO ANO 1969, NUMA JUSTA HOMENAGEM À IMPORTÂNCIA DE UM PARTICIPANTE ATIVO DA HISTÓRIA E NO CRESCIMENTO DA CIDADE.

Foto: Canal De tudo um Pouco

PARQUE NATURAL MUNICIPAL MONTANHAS DE TERESÓPOLIS

CONSIDERADO A MAIOR UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL, CRIADA POR MUNICÍPIO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, O PARQUE NATURAL MUNICIPAL MONTANHAS DE TERESÓPOLIS FOI CRIADO PELA PREFEITURA NO DIA 6 DE JULHO DE 2009. OCUPA UMA ÁREA DE 4.397 HECTARES E ABRANGE PARTE DOS BAIRROS SALACO, POSSE, GRANJA FLORESTAL E CAMPO GRANDE, NA CIDADE, SANTA RITA E PONTE NOVA, NO INTERIOR.  TAMBÉM FAZ LIMITE COM OS MUNICÍPIOS DE PETRÓPOLIS E DE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO. POSSUI EM SEU TERRITÓRIO UMA EXUBERANTE CADEIA DE MONTANHAS, COM DESTAQUE PARA AS PEDRAS DA TARTARUGA, DO CAMELO E DO ARRIEIRO, ALÉM DE UMA ÁREA RICA EM FAUNA E FLORA NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA E VÁRIAS NASCENTES. O PARQUE AINDA NÃO POSSUI O SEU PLANO DE MANEJO E, PORTANTO, NÃO DEFINIU O SEU ZONEAMENTO. ENTRETANTO, PELA PRÁTICA ADMINISTRATIVA, ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS NÚCLEOS DISTINTOS. COM ACESSO PELO BAIRRO SALACO, O NÚCLEO DA PEDRA DA TARTARUGA POSSUI TRILHAS SINALIZADAS, ÁREA PARA A PRÁTICA DE MONTANHISMO E DE ACAMPAMENTO. OS VISITANTES  PODEM APRECIAR O FANTÁSTICO VISUAL, QUE ABRANGE O CENTRO URBANO DE TERESÓPOLIS, A SERRA DOS ÓRGÃOS E BOA PARTE DA TOPOGRAFIA DO INTERIOR DO MUNICÍPIO. O NÚCLEO SANTA RITA, NO 2º DISTRITO, CONTA COM ÁREA PARA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRILHA. O ACESSO SE DÁ PELA RODOVIA BR-116 (ESTRADA RIO-BAHIA), NA ALTURA DO KM 74, EM FRENTE À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DA CEDAE; ENTRA-SE NA ESTRADA DE SANTA RITA E SEGUE POR CERCA DE 8 QUILÔMETROS ATÉ A SEDE ADMINISTRATIVA. JÁ O NÚCLEO PONTE NOVA NÃO É ABERTO À VISITAÇÃO. É A ÁREA MAIS PRESERVADA DO PARQUE, COM REMANESCENTES FLORESTAIS EM ESTÁGIO AVANÇADO DE PRESERVAÇÃO, COM POUCA AÇÃO ANTRÓPICA E ATIVIDADE ECONÔMICA NO ENTORNO ONDE PREDOMINA A AGRICULTURA ORGÂNICA. COM ENTRADA FRANCA, A VISITAÇÃO ACONTECE DE SEGUNDA A DOMINGO, SENDO QUE NO NÚCLEO DA PEDRA DA TARTARUGA O HORÁRIO É DAS 8H ÀS 17H, E NO NÚCLEO SANTA RITA, DE 9H ÀS 16H. O TELEFONE PARA INFORMAÇÕES É O (21) 2741-2234. VISITAS GUIADAS PODEM SER AGENDADAS PELO E-MAIL PARQUEMONTANHAS@TERESOPOLIS.RJ.GOV.BR.

Foto: Teresópolis Jornal

COLINA DOS MIRANTES

PRAÇA REGINALDO M. DE CASTRO NA ALAMEDA NILO TAVARES, BAIRRO FAZENDINHA. ELEVAÇÃO EM PONTO CENTRAL DA CIDADE, A COLINA SE ERGUE EM MEIO A UMA VISTA PANORÂMICA DE TODA A CIDADE DE TERESÓPOLIS. CIDADE EMOLDURADA PELA BELEZA DO MACIÇO DA SERRA DOS ÓRGÃOS. QUARESMEIRAS, IPÊS AMARELOS, EMBAÚBAS E OUTRAS ESPÉCIES NATIVAS DÃO CORES DISTINTAS A REGIÃO, FAZENDO PARECER EM DETERMINADAS ÉPOCAS, UM JARDIM NATURAL.

Foto: Rio Serra Mar

SOBRADO JOSÉ FRANCISCO LIPPI

MEMÓRIA – ARTE – CULTURA

O SOBRADO, QUE FOI SEDE DE UMA ANTIGA FAZENDA, E SUA ARQUITETURA DO SÉCULO XIX, ABRIGA ACERVO ICONOGRÁFICO E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA SOBRE A ORIGEM DA LOCALIDADE DE VENDA NOVA, NO 3º DISTRITO DE TERESÓPOLIS. NO ESPAÇO TAMBÉM SÃO COMERCIALIZADAS PEÇAS DE ARTESANATO E PLANTAS ORNAMENTAIS.

ESTRADA TERESÓPOLIS – FRIBURGO, KM 15 – VENDA NOVA. TEL.: (21) 2644-7076 E-MAIL: SOBRADOHISTORICO@YAHOO.COM.BR

Foto: Assessoria de Comunicação

ARABOTÂNICA ORQUÍDEAS

O ARABOTÂNICA ORQUÍDEAS ESTÁ SITUADO NAS TERRAS DO BAIRRO QUEBRA FRACOS. O LOCAL TEM UMA DENSA VEGETAÇÃO, ENTRE PINHEIROS, ARAUCÁRIAS E CEDROS, PRÓXIMO À SEDE DO SÍTIO. POSSUI UMA ÁREA TOTAL DE 8 MIL METROS QUADRADOS,  QUATRO ESTUFAS, DENTRE ELAS, UMA UTILIZADA PARA O CRUZAMENTO DAS ESPÉCIES E OUTRA PARA LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DE CRUZAMENTO. POSSUI CERCA DE 36 MIL  MUDAS, DESTACANDO-SE A COLEÇÃO COMPOSTA DE HÍBRIDOS, E OUTRAS PLANTAS IMPORTADAS, NUM TOTAL DE 500 ESPÉCIES, APROXIMADAMENTE. O LABORATÓRIO FOI CRIADO COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE PRESERVAR AS ORQUÍDEAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS, ATRAVÉS DE PESQUISAS E FECUNDAÇÕES ARTIFICIAIS FEITAS EM LABORATÓRIO. COM AS ESPÉCIES OBTIDAS SÃO REALIZADOS NOVOS CRUZAMENTOS, OBJETIVANDO MELHORAR A QUALIDADE DO PRODUTO PARA EXPORTAÇÃO. ESTE PROCESSO É LONGO E MINUCIOSO, INDO DA FECUNDAÇÃO ARTIFICIAL À PRIMEIRA FLORAÇÃO, DURANDO DE OITO A DEZ ANOS. SETENTA POR CENTO DAS PLANTAS EXISTENTES SÃO IMPORTADAS OU ADQUIRIDAS DE COLECIONADORES BRASILEIROS. TODAS AS ESPÉCIES RARAS OBTIDAS ATRAVÉS DESTES CRUZAMENTOS SÃO CADASTRADAS EM LONDRES. O LABORATÓRIO DA ARANDA PLANTAS ESTÁ ENTRE UM DOS MELHORES DO BRASIL, E É CONSIDERADO O MAIOR ORQUIDÁRIO COMERCIAL DO PAÍS. MENSALMENTE É MINISTRADO UM CURSO PARA OS INTERESSADOS EM APRENDER A CULTIVAR ESTA LINDA E EXÓTICA FLOR.

ENDEREÇO: ESTR. FRANCISCO SMOLKA, 601 – QUEBRA FRASCOS, TERESÓPOLIS – RJ, 25966-250 – TELEFONE: (21) 3641-2985
WWW.ARABOTANICA.COM.BR

Foto: Hugo de Castro

PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS

COM 65 MIL HECTARES, O PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS FOI CRIADO EM 2002, E ABRANGE ÁREAS DOS MUNICÍPIOS DE TERESÓPOLIS, NOVA FRIBURGO, CACHOEIRAS DE MACACU, GUAPIMIRIM E SILVA JARDIM. SEUS OBJETIVOS SÃO ASSEGURAR A PRESERVAÇÃO DOS REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA, E DE ESPÉCIES DE FAUNA E FLORA NATIVAS. ALÉM DE PROTEGER IMPORTANTES RECURSOS HÍDRICOS, O PARQUE É UM POLO DE ECOTURISMO DAS SERRAS CARIOCAS E DE TODA A REGIÃO SERRANA. NA CIDADE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA SUA NOVA SUB SEDE VALE DA REVOLTA, QUE REUNIRÁ GRANDE INFRAESTRUTURA PARA O USO PÚBLICO. TAMBÉM EM TERESÓPOLIS, O PARQUE POSSUI O POSTO AVANÇADO DO JACARANDÁ, PONTO DE PARTIDA PARA DIVERSAS TRILHAS DA REGIÃO. OS PRINCIPAIS TRILHAS DO PARQUE NO MUNICÍPIO SÃO A PEDRA DO ELEFANTE, DOMINGUINHOS, BOSQUE DA PREGUIÇA E A TRAVESSIA JACARANDÁ X PRATA DOS AREDES. PARA MAIS INFORMAÇÕES: (21) 2649-6847/ INEA.PETP@GMAIL.COM OUPETP.USOPUBLICO@GMAIL.COM

ESTRADA DO JACARANDÁ, S/Nº- JACARANDÁ – TERESÓPOLIS / RJ

Foto: Assessoria de Comunicação

CAPRIL GENÈVE

O CAPRIL GENÈVE FOI CONSTRUÍDO EM 1995, INSPIRADO NA ARQUITETURA SUÍÇA E CONTA COM UM REBANHO DE 250 ANIMAIS, SENDO 70% DE RAÇA SAANEN E 30% DA RAÇA PARDA ALPINA. A ORDENHA É MECÂNICA, FEITA DUAS VEZES POR DIA, E GRANDE PARTE DA ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS É PRODUZIDA NA PRÓPRIA FAZENDA. O CAPRIL RECEBE VISITANTES E SÃO ACOMPANHADOS POR UM GUIA QUE MOSTRA TODAS AS ETAPAS DE FABRICAÇÃO DO QUEIJO E TAMBÉM DETALHES DA CRIAÇÃO DOS ANIMAIS.

ESTRADA TERESÓPOLIS-FRIBURGO, KM 16 – VENDA NOVA
TEL.: (21) 3643-6391 / 3643-6394

Foto: Google Maps

BAIRRO DO QUEBRA FRASCOS

O QUEBRA FRASCOS SEMPRE FOI CONSIDERADO UM DOS BAIRROS MAIS NOBRES E ELEGANTES DE TERESÓPOLIS, VISITADO, SEGUNDO ALGUNS HISTORIADORES, ATÉ PELA  FAMÍLIA IMPERIAL. SOBRE O SEU CURIOSO NOME, EXISTEM DUAS HIPÓTESES: A PRIMEIRA É QUE AQUELE VALE JÁ ERA CONHECIDO PELO SEU EXCELENTE CLIMA, PRÓPRIO PARA PESSOAS DOENTES – EM GERAL PORTADORES DE TUBERCULOSE – QUE PRECISAVAM DE UM AR PURÍSSIMO E DE UMA ÁGUA DE BOA QUALIDADE. OS VISITANTES, DEPOIS DE ALGUNS DIAS, SENTIAM-SE TÃO BEM, QUE ACABAVAM POR QUEBRAR OS FRASCOS DE REMÉDIOS QUE TRAZIAM PARA TRATAMENTO DE SAÚDE. A OUTRA VERSÃO CONTA QUE INGLESES, QUE SUBIAM A SERRA A CONVITE DE GEORGE MARCH, LEVAVAM SEMPRE GARRAFAS DE WHISKY EM SUAS CAMINHADAS E PIQUENIQUES. OS MAIS APRESSADOS EM CONHECER A REGIÃO, ACABAVAM TROPEÇANDO NAS PEDRAS E QUEBRAVAM OS FRASCOS QUANDO CAÍAM. NO BAIRRO ESTÃO SITUADAS PROPRIEDADES COMO O HOTEL PINHEIROS E AS CASAS PARA RETIRO SÍTIO ASSUNÇÃO E O SEIO DE ABRAHÃO. O LOCAL POSSUI NATUREZA EXUBERANTE, COM DESTAQUE PARA AS ÁRVORES FRONDOSAS E TAMBÉM ARAUCÁRIAS E CEDROS. NAS ENCOSTAS É POSSÍVEL NOTAR A BELEZA DOS IPÊS , EXEMPLAR DA BELEZA DA NATA ATLÂNTICA.

Foto: Roberto Ferreira

CASCATA DO IMBUÍ

ATRATIVO CARACTERIZADO POR UM GRANDE PLATÔ ROCHOSO, DE ONDE SE PODE DESTACAR TRÊS PEQUENAS PISCINAS NATURAIS, ORIGINADAS DO RIO PAQUEQUER.  A CASCATA TEM  APROXIMADAMENTE 20 METROS DE ALTURA, ONDE AS ÁGUAS, COM FORTE INTENSIDADE, SE PRECIPITAM EM CORREDEIRAS. SEU VOLUME É INTENSO DURANTE O VERÃO ALTERANDO-SE DE ACORDO COM A INCIDÊNCIA DAS CHUVAS. O LOCAL É MUITO ÚMIDO E A PAISAGEM CIRCUNDANTE É FORMADA POR MATA FECHADA COM ÁRVORES DE MÉDIO E GRANDE PORTE. EM “O GUARANI”, OBRA DE JOSÉ DE ALENCAR, A CASCATA DO IMBUÍ ESTÁ INTEGRADA AO CENÁRIO DO GRANDE AMOR DE CECI E PERI. A PAISAGEM É DE EXTREMA BELEZA, COM VEGETAÇÃO NATIVA PRESERVADA E PRESENÇA DE FAUNA CARACTERÍSTICA DA REGIÃO. NÃO É PERMITIDA A PRÁTICA DE BANHOS.

RIO PAQUEQUER / ESTRADA HENRIQUE F. CLAUSSEN, POSSE – SEDE.

Foto: Assessoria de Comunicação

CASA DE MEMÓRIA ARTHUR DALMASSO

O ESPAÇO ABRIGA O SERVIÇO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL DE TERESÓPOLIS, A SEDE ADMINISTRATIVA DA SECRETARIA DE CULTURA E UMA BIBLIOTECA ESPECÍFICA PARA PESQUISA DA HISTÓRIA DE TERESÓPOLIS. SERVE AINDA PARA EXPOSIÇÕES DE IMAGENS, OBJETOS E DOCUMENTOS LIGADOS AO PASSADO DO MUNICÍPIO. COM UMA ARQUITETURA QUE MISTURA OS ESTILOS NEOCLÁSSICO, NORMANDO E ART-NOUVEAU, O CASARÃO FOI CONSTRUÍDO NA DÉCADA DE 20 PELO ENTÃO PREFEITO JOSÉ LINO DE OLIVEIRA LEITE, EM HOMENAGEM À SUA ESPOSA CECÍLIA. COM A MORTE DA COMPANHEIRA, EM 1925, JOSÉ LINO DECIDIU VENDER O IMÓVEL QUE, DE LÁ PRA CÁ, PERTENCEU A DIVERSOS PROPRIETÁRIOS. FUNCIONOU COMO ESCOLA – O GINÁSIO TERESÓPOLIS – HOTEL E AINDA COMO SEDE DE UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO DE APARELHOS ELETRÔNICOS. EM 1987, A PROPRIEDADE FOI DESAPROPRIADA PELA PREFEITURA DE TERESÓPOLIS, SENDO EM SEGUIDA TOMBADA PELO INEPAC – INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL , TORNANDO-SE SEDE DA BIBLIOTECA MUNICIPAL.

PRAÇA BALTHASAR DA SILVEIRA, 91 – CENTRO

Foto: Mapio.net

CASCATA DOS AMORES

PRAÇA NILO PEÇANHA, PRÓXIMO AO ALTO, NO CENTRO URBANO. O ACESSO É FEITO PELA AVENIDA OLIVEIRA BOTELHO, RUA AUGUSTO AMARAL E RUA ÂNGELO COQUEIRO. DESTACA-SE COMO BALNEÁRIO PÚBLICO, COM UMA PISCINA ARTIFICIAL.

Foto: Roberto Ferreira

MULHER DE PEDRA

UMA DAS MAIS BELAS FORMAÇÕES ROCHOSAS, A MULHER DE PEDRA LOCALIZADA EM VARGEM GRANDE PODE SER VISTA E FOTOGRAFADA DO CIRCUITO TERE-FRI E DA PEDRA DA TARTARUGA.

Foto: Ernesto Pereira

VISTA SOBERBA

O VISUAL ENCANTADOR É DESCORTINADO NO MIRANTE DO SOBERBO, NO TREVO DE ACESSO A TERESÓPOLIS. HÁ UM RECUO NA PISTA PARA ESTACIONAR O CARRO E CONTEMPLAR A VISTA, O PICO DEDO DE DEUS, A BAIA DE GUANABARA E A CIDADE DE NITERÓI. FICA EM FRENTE AO CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS COM RECEPCIONISTAS BILÍNGUES.

Foto: Assessoria de Comunicação

PEDRA DA TARTARUGA

OUTRA FORMAÇÃO ROCHOSA BELÍSSIMA LOCALIZADA NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL MONTANHAS DE TERESÓPOLIS, COM ACESSO PELO BAIRRO SALACO. MUITO PROCURADA PELAS PESSOAS QUE PRATICAM RAPEL , ALÉM DE UMA BELÍSSIMA VISTA DO INTERIOR DO  MUNICÍPIO , SEU FUNCIONAMENTO É  DAS 09 H AS 17 H DIARIAMENTE.

Foto: Assessoria de Comunicação

FONTE JUDITH

TERESÓPOLIS POSSUI INÚMERAS FONTES DE ÁGUA POTÁVEL E UMA DAS MAIS BONITAS É A FONTE JUDITH LOCALIZADA NA AVENIDA OLIVEIRA BOTELHO PRÓXIMO A FEIRINHA DO ALTO.

Foto: Roberto Ferreira

CACHOEIRA DOS FRADES

TERESÓPOLIS POSSUI INÚMERAS CACHOEIRAS COM ACESSO DA POPULAÇÃO E TURISTAS, A CACHOEIRA DOS FRADES TEM SERVIDO DE CENÁRIO DE VARIAS NOVELAS PELA SUA BELEZA E SUA PERFEITA INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA. FICA LOCALIZADA NA ESTRADA TERE-FRI KM 19 E SEU ACESSO É FEITO POR UMA BUCÓLICA ESTRADA DE TERRA.

Foto: Atlântica Turismo

MIRANTE DO VALE PARAÍSO

LOCALIZADO NA AVENIDA DELFIM MOREIRA NO BAIRRO VALE DO PARAÍSO, DE ONDE SE TEM UMA DAS MELHORES VISÕES DO DEDO DE DEUS, PERFEITO PARA FOTOS.

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: