O Parque

om 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos foi criado em 2002, e abrange áreas dos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Silva Jardim. Seus objetivos são assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica, e de espécies de fauna e flora nativas. Além de proteger importantes recursos hídricos, o parque é um polo de ecoturismo das Serras Cariocas e de toda a região Serrana. Na cidade está sendo construída sua nova Sub Sede Vale da Revolta, que reunirá grande infraestrutura para o uso público. Também em Teresópolis, o parque possui o Posto Avançado do Jacarandá, ponto de partida para diversas trilhas da região. Os principais trilhas do Parque no município são a Pedra do Elefante, Dominguinhos, Bosque da Preguiça e a Travessia Jacarandá x Prata dos Aredes. Para mais informações: (21) 2649-6847 / inea.petp@gmail.com ou petp.usopublico@gmail.com.

Trilha da Pedra do Elefante

Com duração de aproximadamente 40 minutos, a trilha tem grande fama entre os moradores da cidade, e vem se notabilizando e atraindo também visitantes, tornando-se um importante atrativo para o município. Com pouco menos de 700 metros, é possível dividi-la em duas etapas, a primeira de grande aclive, e a segunda que exige menos esforço. No ponto final da caminhada a vista privilegiada para parte da cidade e para a Serra dos Órgãos é a grande conquista. Em seu percurso há também um trecho de “RopeClimb” que traz identidade única para a trilha. Visitada por várias faixas etárias, a trilha é uma excelente opção de integração com a natureza no município de Teresópolis.

Como chegar: Rodovia BR 116. A entrada da trilha é próximo ao mirante do Soberbo, ponto turístico da cidade. A linha de ônibus para chegar próximo ao local é a Albuquerque X Soberbo (Via Alto / Várzea / Ermitage / Fonte Santa)

Trilha Dominguinhos

Com caminhada de 30 minutos, é um trecho pertencente ao 1º trecho da Caminhos da Serra do Mar inaugurado no PETP, a trilha possui um aclive que finda no pico Dominguinhos que apresenta grau de dificuldade leve superior, ponto mais alto da região do Jacarandá. Do seu cume, avista-se a cidade de Teresópolis e os Três Picos, formação rochosa que dá nome ao parque. Sua caminhada alternando trechos leves a moderados dá aos visitantes uma experiência mais desafiadora, que é recompensada com uma vista deslumbrante.

Como chegar: O ponto mais próximo de onde o transporte publico pode deixar o visitante e conhecido como o ponto da antiga fabrica de vela. De lá, é preciso caminhar aproximadamente 10 minutos até o posto Avançado Jacarandá. As linhas preferenciais são Alto X Coréia (Via Várzea / Ermitage / Tijuca / Meudon), Meudon X Barra (Via Bom Retiro / UPA / Várzea).

Bosque da Preguiça

Com duração estimada em 10 minutos, a trilha faz jus ao nome. Além de receber escolas e grupos infantis, o local é também uma excelente opção de lazer familiar, com espaço para o convívio social, como piqueniques em seu bosque. O ambiente permite, também o contato próximo com a natureza. Seu trajeto simples reúne grande beleza em uma caminhada fácil e contato com a natureza perto da cidade.

Jacarandá x Prata dos Aredes

Seu nome faz referência aos bairros de início e término da travessia. O trajeto é extenso, com total de 4,5 km totalizando 1 hora e 30 minutos de caminhada, com grau de dificuldade moderado, que são cercados por natureza preservada. Ela é também, muito utilizada para a prática de ciclismo, e possui trechos ideais para a observação de aves. É interessante dizer que a localidade de Prata dos Aredes, região rural de Teresópolis, é caracterizada pela produção de orgânicos, que pode entrar na programação da visita para o término da travessia.

Como chegar: O ponto mais próximo de onde o transporte publico pode deixar o visitante e conhecido como o ponto da antiga fabrica de vela. De lá apresenta uma caminha da de aproximadamente 10 minutos ate a chegada ao posto avançado Jacarandá. As linhas preferenciais são Alto X Coréia (Via Várzea / Ermitage / Tijuca / Meudon), Meudon X Barra (Via Bom Retiro / UPA / Várzea). E para sair da localidade pega-se a linha: Rodoviária X Canoas (Via Vale do Paraíso / Prata / Albuquerque / Prata dos Aredes / Varginha).

Caminhos da Serra do Mar

Caracteriza-se por integrar um projeto maior, a trilha de longo curso “Caminhos da Serra do Mar”. Este é o primeiro trecho inaugurado na área do Parque Estadual dos Três Picos, a Travessia Vale da Revolta x Prata dos Aredes, com o total de 9.1 Km. Com elevado grau de dificuldade, a trilha apresenta trechos de grande subida, porém sua parte final despõe-se na área rural de Teresópolis com um trecho de declividade menor. Seu inicio localiza-se no Vale da Revolta em Teresópolis onde se encontram as obras para a construção da nova Sub Sede do PETP.

Como chegar: Sua entrada se dá através da BR 116, próxima ao ponto final da linha do Vale da revolta. Linhas:  Vale da Revolta X Cemitério (Via Bom Retiro / UPA / Várzea / Vale do Paraíso); Vale da Revolta X Prata (Via Bom Retiro / UPA / Várzea / Ermitage / Fonte Santa); Vale da Revolta X Tijuca (Via Bom Retiro / UPA / Prefeitura / Várzea).

Mapas

%d blogueiros gostam disto: