História

Doado por Carlos Guinle à Prefeitura de Teresópolis e inaugurado em 1968, o Horto Municipal ocupa uma área em torno de 10 mil metros quadrados, no bairro Quarenta Casas. No espaço são cultivadas mudas de plantas de várias espécies para arborização e complementação paisagística de praças e jardins públicos do município. Também conta com um Jardim Sensorial, composto por plantas medicinais, para efeito de estudos e trabalhos escolares.

Projeto do engenheiro Osíris Rahal, o Horto Municipal foi criado na administração do Prefeito Waldir Barbosa Moreira.

Seu propósito principal é o cultivo de mudas de plantas de várias espécies para arborização e complementação paisagística de praças e jardins públicos do município.

E agora, com sua revitalização, o Horto Municipal foi ressignificado e ganhou novos espaços que o tornam um equipamento público mais atrativo para a visitação de turistas e moradores de Teresópolis.

No novo Horto Municipal Carlos Guinle, o visitante pode desfrutar do Espaço de Piquenique com sua família, interagir no Jardim Sensorial, levar colheita da Horta, conhecer os cães da companhia de cães da Guarda Municipal e também trazer seu pet para o Parque Pet (ou parcão, para os íntimos). Também poderá levar para casa uma muda mediante uma doação de insumo para o espaço.

O local também em breve vai a abrigar a sede da COPBEA (Coordenadoria De Proteção e Bem-Estar Animal). Instituída em 2018, no primeiro mandato da Gestão Vinicius Claussen, a COPBEA é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e é responsável pelas políticas públicas municipais de Proteção e Bem-estar Animal.

Desde 2020, está instalado no Horto o Canil da Guarda Municipal. O Canil da Companhia de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal de Teresópolis desenvolve diferentes atividades, prestando apoio aos demais grupamentos da GCM e demais forças de segurança pública.