Foto: Assessoria de Comunicação

IGREJA MATRIZ DE SANTA TERESA D’AVILA

A Matriz de Santa Teresa D’Avila está localizada na Praça Balthasar da Silveira. Foram feitas obras de paisagismo e urbanização em 1913 pelo então prefeito Sebastião Teixeira. O local passou por diversas modificações, a última em l955, preservada até hoje. A Praça Balthasar da Silveira foi um dos núcleos principais do desenvolvimento de Teresópolis, local de onde se irradiaram manifestações políticas, culturais e sociais do município. Em 1855, na Praça Provincial, depois Santa Teresa, atual Praça Balthasar da Silveira, iniciava-se a construção da capela da Várzea, sob o cargo de Santa Claudiana depois Santa Teresa D’Ávila, padroeira da Paróquia e da cidade de Teresópolis. A construção da Matriz de Santa Teresa data da segunda metade do século XIX. Em 1927, a capela então existente foi demolida, por estar em péssimo estado de conservação e não mais comportar o grande número de fiéis. Iniciou-se então a construção da atual Matriz de Santa Teresa, sob a direção do Cônego Bento Humberto Guilherme Maussen. Nessa época, a missa e outros ofícios religiosos eram celebrados em residências particulares. Na década de 30, embora precariamente, os fiéis já podiam frequentar a nova Igreja de Santa Teresa. Em 1939, o Cônego Bento Maussen faleceu. Seu corpo foi sepultado na igreja, atrás do altar-mor, sob lápide de mármore branco. No chão liso encontram-se inscrições com seu nome e as datas do seu nascimento e falecimento. A Matriz, em estilo gótico, possui belos vitrais de origem tcheca. Recentemente, o templo passou por reformas e pintura em sua fachada.

Foto: Assessoria de Comunicação

CASA DE CULTURA ADOLPHO BLOCH

A construção, de 1985, está localizada na Praça Juscelino Kubitschek, no bairro de Araras. Em seu entorno estão a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o Centro Educacional do mesmo nome e o Convento dos Capuchinhos. A praça, arborizada, com bancos, playground, mesas de jogos para cartas, dominó, xadrez, dama e ping-pong, além de um teatro de arena, também é atração turística. Na Casa de Cultura estão, ainda, um auditório com capacidade para 140 pessoas, salão de exposição, sala de aula de artes plásticas, música e dança, salas da administração e depósito. Sua arquitetura permite a exposição de quadros, esculturas e peças de artesanato. As fachadas são em painéis de vidro, o que possibilita uma integração maior entre o interior e o exterior, principalmente pela visão possível do maciço da Serra dos Órgãos.

Praça Juscelino Kubitscheck, s/nº – Bairro de N. Sra. de Fátima.
Horários: segunda a sexta das 10h as 17h, sábados das 09h as 12h.

Foto: Assessoria de Comunicação

PALÁCIO TERESA CRISTINA – PREFEITURA MUNICIPAL

Situado em uma das avenidas principais do município, no ponto central do Bairro da Várzea, o Teresa Cristina abriga a sede da administração municipal. O prédio, com suas linhas em estilo colonial, é um dos mais bonitos da cidade, segundo especialistas em arquitetura. Inaugurado, em parte, pelo Prefeito Euclides de Aquino Machado, na década de 20, foi concluído na administração do Prefeito José de Carvalho Janotti – 1955 a 1958 – que mobiliou e equipou secretarias, departamentos e divisões. O Paço Municipal, além da Administração Municipal, já foi sede do Fórum, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Cartório Eleitoral e de inúmeras outras repartições públicas, incluídas aí a Secretaria de Agricultura do Estado, a Coletoria Estadual e uma seção regional do Ministério da Agricultura. Foi, também, palco de inúmeros movimentos políticos, culturais, artísticos e cívicos. O Paço Municipal passou por uma reforma recente, quando foi inaugurado o Teatro Municipal de Teresópolis, com a capacidade para até 152 pessoas. No local estava o antigo auditório.

Av. Feliciano Sodré 675 – Várzea.
Horários: segunda a sexta das 12h as 18h.

Foto: Assessoria de Comunicação

PALACETE GRANADO

O Palacete fica localizado próximo aos Shopping Várzea e Teresópolis Shopping Center. O local foi construído para moradia do Sr. José Antônio Coxito Granado, imigrante português, que fundou e dirigiu, no Rio de Janeiro, a “Drogaria Granado”, além do primeiro laboratório de análises do Rio. No inicio do século XX, o comendador José Granado descobriu Teresópolis, onde transformou a imensa área em uma chácara modelo, desenvolvendo a floricultura, pomicultura e, especialmente, vinhedos e plantas medicinais. Neste local, em 1913, foi construído o Palacete. Depois da morte do comendador, em 1935, funcionou, entre 1940 e 1976, o Colégio Teresa Cristina. Hoje em dia a construção serve de sede cultural do SESC, com biblioteca, espaço para artes plásticas, oficina de artes com aulas de pintura, desenho e artesanato, entre outros. O Palacete, em estilo francês, é uma construção em pedra, cal e tijolos, coberta de telhas, assoalhado, com porão onde se encontram salas e uma cantina. Na parte superior da casa, uma grande varanda no lado direito. Atrás do prédio funciona uma moderna pousada, construída recentemente, com piscina e quadra de esportes, além de um teatro com capacidade para 247 pessoas sentadas.

Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
Horários: Terça a sábado das 10 às 17h.

Foto e Texto: Mapa de Cultura RJ

SOBRADO JOSÉ FRANCISCO LIPPI

Herdada do avô de José Luiz Lippi Leite, em 1990, a sede da fazenda Nossa Senhora da Conceição possui arquitetura do século 19, porões e um museu com acervo que documenta a história de Venda Nova. O vilarejo interage com o sobrado e apoia a iniciativa, doando documentos, objetos, fotografias e dando depoimentos sobre a história do local.

O acervo está exposto nos onze cômodos do sobrado, desde a sua abertura, em 2004. Depois de ter ficado fechado por 20 anos, o prédio recebeu título de utilidade pública municipal. Integrado ao sobrado, funciona o Espaço Cultural Lúdico Pedagógico, para turistas e alunos de escolas da região, que podem ouvir contação de histórias e desfrutar da cabana de leitura, do bosque das helicônias e de uma loja de artesanato. É permitido aos visitantes aproveitar os seis mil metros do sítio para realizar piqueniques.

Serviço:
Endereço: Km 15 da Estrada Teresópolis – Friburgo, Venda Nova
Telefone: (21) 2644 7076 (Regina Furtado)
Email: sobradohistorico@yahoo.com.br

Horário de Funcionamento:
Sábados e domingos, das 11h00 às 17h00. Outros dias e horários devem ser agendados.

Foto e Texto: Mapa de Cultura RJ

CASA DA MEMÓRIA ARTHUR DALMASSO

Sede da Secretaria de Cultura de Teresópolis, a Casa da Memória Arthur Dalmasso é um local dedicado ao resgate do acervo histórico e cultural do município, com um salão para exposições permanentes sobre a história da cidade. Administrado pela Secretaria de Cultura desde 2009, o espaço tem atraído o interesse e a curiosidade dos que querem aprender sobre o desenvolvimento da cidade, com mostras de moedas antigas e vários documentos históricos. O prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2004.

Serviço:
Endereço: Praça Baltazar da Silveira, 91, Várzea
Telefone: (21) 2742-2918
Email: terecultura@gmail.com
Horário de Funcionamento: Seg. a Sáb., das 13h às 17h.

Foto e Texto: Assessoria de Comunicação

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO

O atrativo está situado em uma das avenidas principais de Teresópolis, em uma região que apresenta o maior conjunto de casas antigas do município, no Bairro do Alto, fazendo parte do seu entorno casas comercias e residenciais, o Colégio São Paulo e nas proximidades da Feirinha do Alto. é cercado por muros de pedras, granito, possuindo jardim em sua volta, com árvores de grande e médio porte. antes de alcançar a entrada principal da igreja, há uma escadaria em pedra, revestida com cimento. na frente da igreja, do lado direito, encontra-se a imagem de santo antônio, em bronze, com 1,5 m de altura, sustentada por um pedestal de 2,0 m. suas obras foram concluídas em 22 de abril de 1855. a Igreja de Santo Antônio do Paquequer está intimamente ligada á história de Teresópolis.

Avenida Oliveira BotelhoTeresópolis, Estado do Rio de Janeiro 25961-143, 2126425259

Foto e Texto: Assessoria de Comunicação

TEATRO MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS

Inaugurado no ano de 2000, funciona no 2º andar do prédio da prefeitura.

Av. Feliciano Sodré, 675 – 2º Piso – Várzea 
E-mail: cultura@teresopolis.rj.gov.br 
Capacidade: 135 lugares

Foto e Texto: Assessoria de Comunicação

CENTRO CULTURAL BERNARDO MONTEVERDE

O Centro Cultural Bernardo Monteverde, inaugurado em 1998, localizado na Avenida Oliveira Botelho, no alto, a area originou-se de doação feita pelo grande humanista e empresário Bernardo Monteverde, que muito admirava nossa cidade. seu objetivo era proporcionar a Teresópolis um espaço com atividades culturais, gratuitas, mantendo cursos, oficinas de artes, exposições e a Biblioteca da Cultura.

Horários: segunda a sexta das 09h as 18h.

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: